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Criatividade e coerência com o posicionamento da marca no mercado. Estes são os principais aspectos a serem levados em consideração no processo de escolha do nome de um negócio, seja um produto, um serviço ou uma empresa. Com aproximadamente 18 milhões de empreendimentos ativos no país, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentar um termo que chame atenção e atraia os consumidores é um grande diferencial perante a concorrência.

Reconhecido pelo termo “naming”, o processo de criação de nomes é mais complexo do que parece e, deve sempre respeitar etapas importantes para que a escolha seja a mais acertada.

– A criatividade, alinhada com métodos e ferramentas, colabora para o sucesso deste método. Não podemos dizer que existe um nome bom ou ruim, mas o melhor é aquele que está relacionado ao seu objetivo, principalmente com a sua identidade visual, para ter apelo entre os clientes e se diferenciar. A sonoridade e a semântica também são importantes para a fixação da marca – comenta o planejamento da agência 3G Planning, Geovane Galão.

Caso você esteja pensando em abrir um negócio ou quer mudar o nome, Galão apresenta algumas dicas para testar antes de procurar por uma agência para desenvolver a sua marca. A primeira delas é passar ao consumidor o objetivo do seu negócio. Outra sugestão é se diferenciar, buscar alguma identificação por segmento; localização; público-alvo; produto e inovação. Siglas e nomes curtos também são mais fáceis de decorar.

– Vale, ainda, testar suas ideias junto com o público, questionar o que eles compreendem do nome apontado. A pesquisa deve ser ampla e aprofundada, assim como o brainstorm (tempestade de ideias) deve contemplar diversas opções. Por fim, é necessário verificar a disponibilidade de registro da marca – acrescenta Galão.

Entre os erros mais comuns estão: optar por um nome semelhante ao do concorrente; adotar palavras genéricas; associar ao próprio nome; e utilizar palavras em outros idiomas sem se preocupar com o sentido. 

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