Categories: Naming

Naming

Criatividade e coerência com o posicionamento da marca no mercado. Estes são os principais aspectos a serem levados em consideração no processo de escolha do nome de um negócio, seja um produto, um serviço ou uma empresa. Com aproximadamente 18 milhões de empreendimentos ativos no país, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentar um termo que chame atenção e atraia os consumidores é um grande diferencial perante a concorrência.

Reconhecido pelo termo “naming”, o processo de criação de nomes é mais complexo do que parece e, deve sempre respeitar etapas importantes para que a escolha seja a mais acertada.

– A criatividade, alinhada com métodos e ferramentas, colabora para o sucesso deste método. Não podemos dizer que existe um nome bom ou ruim, mas o melhor é aquele que está relacionado ao seu objetivo, principalmente com a sua identidade visual, para ter apelo entre os clientes e se diferenciar. A sonoridade e a semântica também são importantes para a fixação da marca – comenta o planejamento da agência 3G Planning, Geovane Galão.

Caso você esteja pensando em abrir um negócio ou quer mudar o nome, Galão apresenta algumas dicas para testar antes de procurar por uma agência para desenvolver a sua marca. A primeira delas é passar ao consumidor o objetivo do seu negócio. Outra sugestão é se diferenciar, buscar alguma identificação por segmento; localização; público-alvo; produto e inovação. Siglas e nomes curtos também são mais fáceis de decorar.

– Vale, ainda, testar suas ideias junto com o público, questionar o que eles compreendem do nome apontado. A pesquisa deve ser ampla e aprofundada, assim como o brainstorm (tempestade de ideias) deve contemplar diversas opções. Por fim, é necessário verificar a disponibilidade de registro da marca – acrescenta Galão.

Entre os erros mais comuns estão: optar por um nome semelhante ao do concorrente; adotar palavras genéricas; associar ao próprio nome; e utilizar palavras em outros idiomas sem se preocupar com o sentido. 

admin

Share
Published by
admin

Revendas

Trabalho remoto

A origem do teletrabalho pode ter sido apontada na experiência de J. Edgar Thompson, mas…

3 anos ago

Identidade Visual

Na era da informação e do desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, causar uma boa impressão é…

3 anos ago

Empreendedorismo x planejamento

Você já deve ter ouvido a frase: “É na crise que aparecem as grandes oportunidades”!...…

3 anos ago

Empreendedorismo, naming e identidade

Vou abrir o meu próprio negócio! Quero empreender! Já tenho um planejamento estratégico! Quero me…

3 anos ago

Empreendedorismo, Criação de Sites e Mkt Digital

Para conseguir aproveitar todas as oportunidades que a internet proporciona, o empreendedor precisa conhecer as…

3 anos ago

Empreendedorismo, Inbound, Assessoria de Imprensa e mkt conversacional

Não importa o tamanho do seu negócio, nem se você é autônomo, microempreendedor, empresário. Sua…

3 anos ago