Importante:
Neste caso especifico, estamos falando de consultoria focada no ambiente online (marketing digital), a proposta da consultoria é ajudar a empresa no entendimento de valores, posicionamento, diagnóstico do mercado, definição de negócio, público e linguagem, plano (estratégico e tático), implementação e acompanhamento.
Ressalva:
A consultoria não executa diretamente as ações sugeridas no planejamento estratégico digital, mas ensina como fazer, acompanha e analisa os resultados dessas ações através das métricas e KPIs (indicadores) adequados visando refinar estas ações ou corrigir eventuais distorções.
Entretanto, se o cliente após a entrega das ações não tiver disponibilidade para ‘colocar em prática”, nos podemos realizar a aplicação, mediante a contratação de um plano mensal de marketing, no qual seu valor irá depender muito do planejamento a ser executado (ou seja, só conseguimos informar orçamento, após o planejamento de ações pronto), mas sinceramente, nós sempre aconselhamos ao cliente ou a alguém de sua equipe colocar em prática as ações, pois o intuito da consultoria é ajudar a empresa a aprender ”o que fazer e como fazer”.
De forma resumida, a consultoria irá gerar o planejamento através de pesquisa e estudo do mercado, e será norte de tudo que será feito a partir de então, este é o principal ponto que destaca a consultoria da contratação de um serviço pontual ou plano mensal, que muitas vezes são aplicados na base do ”achismo”, sem nenhum estudo, monitoramento ou planejamento aprofundado.