Marketing Conversacional é a maneira de criar diálogos reais e personalizados com cada cliente, com o objetivo de transformar usuários em leads qualificados e tornar o processo de vendas cada vez mais assertivo.
Essa estratégia utiliza mensagens direcionadas em tempo real e funciona via chat em sites ou em redes sociais, com a ajuda dos chamados assistentes conversacionais, os chatbots.
Esse método é uma forma poderosa de atender ao público de maneira rápida e, por isso, tem sido adotado por empresas de diferentes segmentos, pois ajuda a identificar exatamente o que cada pessoa precisa assim que ela entrar em contato com seu produto ou serviço.
Entre as principais vantagens da metodologia de Marketing de Conversação, separamos algumas que nossos clientes e até mesmo nossa equipe de atendimento vivenciam em seu dia a dia.
– Automatizar o atendimento
Quanto mais rápido se estabelece um relacionamento entre a empresa e consumidor, maiores são as chances de aumentar o interesse do cliente pelo produto ou serviço procurado. Dessa forma, os bots conseguem identificar automaticamente os novos usuários em uma página e, assim, prestar um atendimento personalizado para esse público.
– Diminuir o tempo de espera
Atendimento em tempo real com a ajuda de assistentes virtuais pode diminuir em 30% a demanda de atendimento via e-mail ou dos formulários de “fale conosco”. Além disso, essa é uma das melhores formas de identificar e solucionar dúvidas pontuais dos prospects. Com o bot, 74% das dúvidas dos clientes são respondidas em dois minutos, ou menos.
– Identificar leads qualificados
Além de sanar dúvidas dos novos clientes, o Marketing Conversacional é excelente para identificar leads qualificados, isto é, aqueles que estão mais propensos a fechar uma compra. Assim, é possível direcioná-los à equipe de vendas que terá maior facilidade em fechar negócio.
No mercado, já é possível encontrar resultados impressionantes. Para uma empresa B2B, por exemplo, o número de leads melhores qualificados aumentou em 50% quando identificado por meio de chatbots ou conversas em sites.
– Aumentar a produtividade da equipe de vendas
Ao identificar clientes em potencial, vendedores podem não só concentrar esforços com um público que está realmente propenso a compra, como também, apresentar ao cliente exatamente o produto que ele precisa, de acordo com a sua realidade e necessidade no momento.
– Transformar prospects em leads qualificados
A qualificação de leads é um dos pontos principais das estratégias de Marketing Conversacional. É nesse momento em que se deve investir esforços em identificar exatamente aquilo que o cliente precisa, sanar as suas dúvidas e detalhar com clareza aquilo que ele deseja saber.
– Manter o público engajado
Adotar a estratégia de Marketing Conversacional auxilia em uma boa experiência do cliente com a marca, aumentando a credibilidade e a autoridade. Ferramentas conversacionais utilizam uma inteligência de contato personalizado e, assim, consegue mantê-lo engajado.
Em alguns casos, elas são usadas até mesmo para o recebimentos de feedbacks. E, por falar em feedbacks, 87% dos usuários que já tiveram algum tipo de contato com bots consideraram essa experiência boa e ótima.
E ai, gostou?
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