Planejamento Estratégico Comercial ou PEC é um conjunto de ações realizadas com o intuito de atingir os objetivos traçados para a área comercial da sua empresa.
De forma resumida, O PEC nada mais é que um “plano de vendas”. É a definição dos resultados que a área comercial deve atingir e das ações que serão realizadas para que os objetivos sejam alcançados. Tudo isso, levando em conta o perfil do público e a realidade do segmento em que sua loja atua.
Planejar estrategicamente o seu negócio é utilizar de maneira competente e assertiva todos recursos disponíveis, visando aumentar a produtividade da área comercial. Para a realização desse planejamento é preciso um cronograma de ações eficientes que deve ser controlado e adequado sempre que for necessário.
Embora parece um “bicho de sete cabeças”, o PEC é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa. Um PEC bem elaborado garante mais segurança, transparece organização, traz profissionalismo e mais credibilidade para o seu negócio. Torna o seu negócio mais competitivo.
Além disso, um planejamento estratégico comercial pode te auxiliar nas tomadas de decisão e na definição das prioridades, tornando-as mais assertivas, evitando erros, retrabalhos e desperdício de dinheiro. Ele possibilita uma visão ampla, real e clara do seu negócio gerando vendas, lucratividade e a satisfação dos clientes.
Alguns benefícios de possuir um planejamento estratégico, são:
– Melhora na comunicação
O PEC facilita a comunicação entre as intenções comerciais que a sua loja tem e a aplicação disso na prática. Sendo assim, as informações geradas a partir do PEC atuam como uma ferramenta de integração entre as equipes.
Desenvolvimento da equipe
-O Planejamento Estratégico Comercial contribui para o desenvolvimento dos profissionais de sua loja, pois aponta direcionamentos a serem seguidos. Além disso, o registro dos resultados que o PEC exige mostra quais são as necessidades de treinamento para os envolvidos no processo.
-Conhecimento de mercado e da empresa como um todo
Ao desenvolver um PEC, você terá maior conhecimento de sua realidade comercial, podendo identificar e antecipar mudanças de mercado e avaliar suas capacidades de forma realista.
-Fidelização e retenção de clientes
Ao aplicar o PEC com eficiência, sua marca ganhará a confiança do consumidor. Quando sua loja estiver atingindo os objetivos traçados no PEC, seus clientes irão ser cada vez mais fiéis.