Somos uma agência de comunicação e marketing, ou no popular, agência de publicidade, ou seja, quando o assunto for divulgar uma empresa, negócio, ou produto, estamos mais que qualificados para atender cada cliente.

51 3241 1109
51 9 9190 3530

Av Carlos Gomes 222/8º
Porto Alegre / RS
 

Trabalho Remoto

Agência 3G Planning

Trabalho remoto

Os primeiros indícios
Em meados de 1857  J. Edgar Thompson, da empresa Penn Railroad, começou a utilizar seu sistema privado de telegrafia para monitorizar trabalhos e equipamentos nos canteiros remotos  de obra da construção da estrada de ferro, não imaginaria que estava dando início ao conceito de gerenciamento remoto, isto é, o teletrabalho.

 

Home office
Recentemente, a maioria das atividades laborais existentes eram manuais, supervisionadas por um gestor e realizadas por subordinados em um mesmo local (Fordismo). Já na era da conectividade trouxe muitas facilidades, dentre elas, a flexibilidade para que os processos possam ser realizados, também, fora dos escritórios da sede.

 

Mas o que significa trabalhar remoto?

Trabalhar remoto significa trabalhar a distância, trabalhar de casa, ou de qualquer lugar ou País, em qualquer horário. Como qualquer trabalho de modalidade tradicional ele poderá ter metas, tarefas e horários a serem cumpridos. O diferencial desta modalidade é não precisar se deslocar até a empresa, podendo tranquilamente desenvolver o trabalho do seu escritório particular ou até mesmo de um coworking, utilizando se de um computador, notebook, tablet ou até celular com um boa conexão de internet.

Quais empresas atuam com o trabalho remoto hoje e como elas funcionam?

Como exemplo, a Hewlett-Packard, conhecida hoje como HP e empresas líderes no campo da informática como a IBM e AT&T que, com o desenvolvimento em telecomunicações, aplicaram teletrabalho em suas organizações.

Avaya Brasil atua de modo remoto a cerca de 10 anos no mundo todo, cerca de 75% de seus colaboradores realizam o teletrabalho pelo menos uma veze por semana de modo home office. Eles entendem que o home office funciona como uma ferramenta de captação e retenção de pessoas, umas das práticas mais valorizadas dentro da organização. Seus funcionários são elegíveis à adesão ao trabalho remoto, o único requisito é que esta prática seja alinhada com o gestor da área em dias específicos.

Philips trouxe como inovação a Work Place Innovation um conceito que marca seus escritórios no mundo, com o intuito de proporcionar uma melhor infraestrutura ao trabalho remoto. A empresa propôs a não ter mais estação de trabalho fixo, e sim a horários flexíveis, home office como opção de trabalho, são algumas da nova realidade da empresa para dar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional esta mudança ocorre mundialmente.

Gerdau com o objetivo de cortar custo, ser mais ágil, sobreviver no mercado de aço, faz uma mudança física em seus escritórios. A organização inaugurou em 2017 um escritório novo, mudando a estrutura em Porto Alegre, reformulando sua cultura interna para reduzir barreiras e aproximar as pessoas, os porto alegrenses contam com horários flexíveis de entrada e saída, apoio home office duas vezes por semana, ambientes diferentes para trabalhar, e um dos novos espaços é o jardim com cadeiras confortáveis para executar o trabalho de forma mais descontraída, fazer reuniões, ou até mesmo relaxar, uma proposta para sair da monotonia, deixando a organização mais competitiva e ágil nas tomadas de decisão. Esta mudança traz como resultado maior produtividade.

 

Assim como as empresas citadas acima há tantas outras que são adeptas a este estilo de trabalho, como a Dell, Shell, Ticket, 3M, AES Brasil e nós, Agência 3G Planning, onde atuamos remotamente pelo Brasil com estruturas físicas para atendimento.

 

As empresas estão mudando, se moldando para uma cultura de trabalho altamente móvel, colaborativa, ágil e com flexibilidade.

E você o que acha desta nova metodologia de trabalho, adotaria esta rotina remota a sua empresa?

 

Fontes:
Exame, Philips
Peridicos Puc/PR

Adoro Homo Office

No Comments

Post a Comment

Fale via WhatsApp

agencia-publicidade-em-porto-alegre

51 3241 1109 | 51 9 9190 3530
Av. Plinio Brasil Milano 805/710 - Porto Alegre/RS